O que você precisa saber para entrar em um relacionamento sério

Para entrar em um relacionamento sério é preciso ter maturidade, saber dialogar e sobretudo entender o que é um relacionamento. Não adianta entrar numa relação porque seus amigos estão, ou até mesmo porque sua vida é uma merda e um namoro pode te tirar da rotina. Namoro é algo sério. É se doar, é se permitir. É explorar novos sentimentos, é entender a necessidade do outro. É se autoconhecer.

Acredito no diálogo, no companheirismo, na fidelidade, confiança, respeito, educação e no carinho como antídotos para uma relação saudável e com amor. Engolir alguns defeitos e comportamentos também são necessários, porque ninguém é perfeito, e você também não é, imagina seu namorado.

Vez em quando insistimos em sentar em cima dos nossos defeitos para apontar o defeito do outro. E em uma relação isso não seria diferente. É como se todas as discussões fossem por culpa dele, o que é uma grande bobagem porque namorar é um teste de fogo, uma via de mão dupla, ou seja, discutir faz parte do processo e é preciso ter a humildade de entender que nem sempre estamos certos.

Quando a gente se envolve com alguém, precisamos entender que o parceiro já tinha uma vida antes de você, e entender que ele possui hábitos, uma rotina. Uma rotina que as vezes é bem diferente da sua, e é preciso ter consciência que você entrou na vida dele com ela em curso.

Com isso, quero dizer que é preciso ter paciência e tentar entender o outro lado. É claro que sua vida vai mudar e a dele também, alguns comportamentos e hábitos deveriam ser discutidos, mas a essência deve permanecer sempre, porque sua essência faz você ser o que você é, e se você não consegue lidar com isso o problema é seu e não dele.

Querer mudar o parceiro ao seu modo é uma atitude egoísta de ambas as partes. Temos que melhorar sempre, mas deixar de ser quem somos só para agradar o outro não é algo honesto nem com você nem com ele. É viver uma realidade inventada e uma hora vai dar problema.

Infelizmente ainda não inventaram a receita do “felizes para sempre”, como se vê nos filmes das princesas da Disney. Então nem todos possuem finais felizes. O amor é sim capaz de transformar as pessoas, isso é incontestável, mas devemos entender que, como diria nossa querida Cássia Eller: “o para sempre, sempre acaba”. Então se a relação terminar eu acredito que deve haver uma reflexão das atitudes de ambos.

Chorar bastante, comer muito chocolate, ver filmes dramáticos, ligar para o amigo de madrugada pedindo conselhos, dar socos no travesseiro… Fazer um drama mexicano também pode, mas com seu amigo e entre quatro paredes, mas eu sugiro que você de um tempo para o seu ex e até mesmo para você para futuras reflexões.

Acredito que o espaço deva ser respeitado, você está sofrendo e provavelmente ele também, ou não. Mas você precisa entender que nem tudo na vida é como você quer e não há controles sobre os sentimentos humanos. Use esse término para o seu bem. Depois que o luto passar você o procura e conversa, coloca os pingos nos is e então ver o que rola. Eu particularmente prefiro sempre acreditar no pior, acreditar que não vai haver reato, porque se voltar será uma surpresa boa e caso não você já está conformado e preparado para lidar com isso.

A vida anda para frente e ficar se remoendo pelo passado não é uma boa forma de se viver. Entenda que você sempre viveu sem ele e vai continuar vivendo. Foque no seu trabalho, seus estudos, sua família, amigos e sobretudo se ame a ponto de entender que para todo final há um recomeço.

Você é jovem, e irá se apaixonar várias e várias vezes, vai pensar que está amando, mas meu caro, amar é muito mais que dizer eu te amo. Se não deu certo, respira, outros virão… Enquanto isso, beije muito, use preservativos e curta a vida ao máximo.

Quando você menos esperar, o tempo já vai ter sarado todas as feridas e o que tiver de ser será. Haverá alguém te esperando na próxima esquina, pode ser um ladrão, um policial, um amigo, ou até mesmo o amor da sua vida, por que não? Quero que saiba que eu te desejo toda a sorte do mundo ao dobrar a próxima esquina, quem sabe o que pode estar te esperando por lá?

Anúncios

40 comentários em “O que você precisa saber para entrar em um relacionamento sério

Adicione o seu

  1. Acho que todos deveriam tirar uns minutinhos para ler e entender como é uma vida a dois… Foi uma leitura que me fez refletir muito sobre o assunto. Amei o texto! 😍👌

    Curtir

  2. Ao meu ponto de vista as pessoas deveriam entender mais o outro, relação não é só curtição terá dificuldades a serem passadas juntos, ame mais entenda mais, assuma os erros as vezes para q seu relacionamento fique vêem mas, depois converse com seu parceiro sobre o ocorrido relacionamento é dialogo e se você não saber fazer isso, talvez seu relacionamento não dará certo..

    Curtir

  3. Texto fantástico, ótimas palavras, traduz em poucas linhas inúmeras atitudes que se tomassemos mais vezes teríamos mais chances de acertar em novos relacionamentos.

    Curtir

  4. Nossa, cara de fato me identifiquei com o texto, quando estava lendo, em minha mente sentia que linha por linha que estava, lendo era para mim, sentia isso , e afligia mais meu coração, muito obrigado pelo conselho, adorei tudo …

    Curtir

  5. Gente! Que misto de alegria e reflexão ao ler este texto. Caiu como luvas para meu momento. Que sensibilidade. Beijo-lhe as mãos por cada palavra. Obrigado ❤ .

    Curtir

  6. É tb cuidado com os falsos Amigos q não podem ver ninguém feliz ou q querem avacalhar o lance dos outros, fique atento e dê valor é ouça primeiro quem está com você.

    Curtir

  7. De fato, relacionamentos exigem muito compromisso, é como se ele fosse uma terceira pessoa, precisa ser bem cuidado pra que dê certo, caso contrário ele vai flopar. E se por algum acaso ele não ir adiante, é aquele ditado: Vamos amar ao próximo, porque o anterior não deu certo. Não é mesmo. Bjs.

    Curtir

  8. Gostei do texto, apesar de perceber uma contradição entre o título e o conteúdo, pois pensei a princípio em um texto que fixasse em como manter um relacionamento (apesar de achar que não existe uma fórmula), e no final, a ideia central do texto passa a ser como entender um término, como ele precisa ser respeitado e vivenciado. As ideias são postas de maneiras claras e diretas, mas são ideias que se confrontam e derrubam o título, que deveria ser sobre a ideia central do mesmo.

    Curtir

  9. Minha visão é mais simples: é só a pessoa ser adulto. Escrevi um monte no sites abaixo, mas resumo da ópera:

    Ser adulto é o oposto de ser criança. Duh? Mas mesmo assim provavelmente você (e a maioria das pessoas) não deve ter realmente entendido o que é ser adulto, maturidade etc e coisa e tal.

    Adulto é alguém capaz de sobreviver sozinho. Porque um dia papai-mamãe morrem, o filho não pode depender deles para sempre. Criança, não consegue sobreviver sozinho.

    A maioria dos relacionamentos não dá certo, porque são compostos em geral por duas crianças com medo demais de enfrentar a vida sozinhas. Onde jogam nas costas do outro uma responsabilidade pessoal, como faziam quando eram crianças e jogavam nas costas de papai-mamãe.

    Duas crianças imaturas sem supervisão do adulto chato: logo estão se matando (porque não tem o adulto chato para atazanar).

    E isso explica outros comportamentos bizarros, como o medo de enfrentar o mundo sozinho é tanto, que prefere continuar num relacionamento ruim-destrutivo do que cair fora.

    Se o relacionamento tem pelo menos um adulto, ele vai pra frente por algum tempo. Mas se é composto por duas crianças insuportáveis, é óbvio que uma não vai aguentar a outra por muito tempo.

    O relacionamento vai pra frente, a despeito dos defeitos dos participantes, quando ambos são adultos. Quando ambos NÃO PRECISAM do outro para sobreviver. Quando não viram fardo um para o outro, e sim agradáveis companhias de jornada.

    Ai surgem os casais – homo, hetero, etc – apaixonados para sempre. Onde o amor cresce a cada dia, porque a admiração mútua também cresce.

    Você não consegue ter admiração crescente por uma pessoa que você considera inferior a você de alguma forma. Na verdade, é o começo do desrespeito, da insatisfação e frustração de lhe imporem fardos para carregar que não são seus.

    Como eu disse, eu escrevi um monte nesse meu blog desconhecido… (e eu só o uso para não ter de repetir toda hora a enciclopedia que já escrevi). E provavelmente no futuro vou continuar escrevendo um monte.

    Curtir

  10. Quando li o título pensei, aff mais um texto sobre tudo aquilo que na verdade no fundinho a gente já sabe. Mas quando resolvi ler o texto, pensei é, realmente é tudo aquilo que a gente já sabe, mas sabe, é bom ser lembrado, por que em alguns momentos parece que a gente esquece!

    Curtir

  11. ” O que você precisa saber pra entrar em um relacionamento sério” … Vi alguns falando que o texto é contraditório ao titulo, pois bem, não vejo dessa forma, porque da mesma forma que devemos saber e ser maduro o suficiente para se entrar em um relacionamento sério, é preciso também, para saber sair de um relacionamento sério.
    Devido todas as citações do autor, isso nada mais é que uma coisa digamos que óbvia, porém, que deixamos esquecidas, e com isso acabamos por muitas vezes repetindo o mesmo erro.
    É preciso entender e se colocar no lugar do outro, é necessário entender que um relacionamento é uma via de mão dupla onde, ambos devem abrir mão de algo em prol do relacionamento, porém, nesse abrir mão, nunca abra a mão de ser você, de ter o teu espaço, nunca abra a mão dos seus amigos, nunca abra a mão do respeito e da fidelidade.
    Hoje em dia, vivemos em um mundo, onde as pessoas se tratam como simples objetos descartáveis, nos preocupamos muitas vezes com a imagem exterior, e deixamos de lado o interior, vivemos uma fase de embalagens lindas, onde muitas vezes trata-se de um presente de grego. Atenção com isso galera.
    Valorize os teus próprios valores e nunca os esqueça, seja humilde, a humildade engrandece a qualquer um.
    Se você não é capaz de se amar, não é capaz de viver sózinho, de fato seu relacionamento tem grandes chances de não dar certo, afinal se você não consegue se amar, como poderá dar o que propriamente você não possui.
    É um texto belíssimo, todos temos nossas fases, e nossos momentos e precisamos saber viver com tudo isso. Hoje, ouvimos sempre que vivemos na briga constante entre a razão (cérebro) e emoção (coração), não vou dizer que não, pois, isso é diario, mas sempre faça aquilo que você quer fazer, porque se tem algo, que talvez seja bom se arrepender é de ter tentado, o pior é nem tentar e se acovardar. Não seja covarde, viva e esteja preparado para tudo que vier, afinal nem tudo é como desejamos.
    No meu caso, ando meio desacreditado dos relacionamentos na atualidade e fechado para balanço, não quero entrar na vida de alguém, por entrar, e assim, não quero que entre na minha por entrarem, não podemos nesse ponto sermos egoístas e esquecer que todos temos sentimentos e temos um coração, esteja ele já calejado pela vida ou não, ninguém merece ser um premio de consolação, ou brinquedo na mão de ninguém.
    Cada um tem uma forma de pensar e agir, cada um reage as situações como aprenderam ou estão aprendendo, portanto, antes de entrar ou sair de qualquer relacionamento, esteja certo das consequências e da sua atitude, um passo em a diante, tem dois lados, análise tudo muito bem, e estando de fato certo de sua posição, faça o que tem que ser feito, mas não entre na vida de alguém, para fuder o lado emocional da mesma.
    Me reerguendo eu sigo meu caminho, são dias difíceis, porém, tenho a consciência de que certas coisas só aconteceram comigo, pois, bem ou mal eu me permitir e agora é hora de seguir, é doloroso e ao mesmo tempo um aprendizado, afinal, de tudo que passamos nessa vida precisamos tirar um ensinamento, por pior ou melhor que seja esse momento.

    Me prolonguei aqui rss, mas foi de certa forma também, um desabafo….

    Um alguém, em amadurecimento!!!

    Curtir

    1. Foi fantástico seu comentário, me identifiquei demais, a vida é isso o ir e vir. Outro dia vi uma frase de um autor desconhecido que dizia assim: ” Nunca permita que sua felicidade dependa de algo que possa perder.” Realmente precisamos ser feliz por nós mesmo, acredito q isso não seja egoísmo, mas amor próprio, quando nos amamos tudo flui. Assim como vc, tb sou alguém em amadurecimento.

      Curtir

  12. Engraçado que em casos “amorosos ou relacionamentos” se falam muito em respeito, confiança e fidelidade, porém nos dias atuais és quase que escasso encontrarmos alguém com tais personalidades, indiferente do sexo ou tipo de relacionamento e em muitos casos existe a discórdia, o mal entendimento onde acaba gerando ainda desconfiança é o fim do relacionamento.

    O meu Pai sempre diz:

    Quem ama cuida!

    Mas hoje em dia, muitos prefere o prazer, a curtição e outras cositas mais e esquecem que em casa ser; existe o sentimento.

    Att:

    :/

    Curtir

  13. Olá! Belo texto. Parece eu falando para amigos com palavras emotivacionais. Acredito e aposto tudo em falar. Aconteceu algo, reflito, e falo com a pessoa envolvida. Seja parceiro amoroso ou colega de trabalho, familiar ou um estranho… Resolver dilemas é deixar a vida mais leve para aquilo que precisamos dar atenção. Se tornarmos isso o o teor do texto em atitude… ATITUDE e diária tudo ficará leve.
    Então cabe a nós escolher fazer drama ou tentar resolver as coisas.

    Bj

    Curtir

  14. Olá, boa tarde!
    Espero que esteja tudo bem contigo. Primeiramente, quero-lhe parabenizar pelo belo texto, adorei a sintaxe de suas frases. A sua escrita é exímia quando refliti sobre a relação de dois seres que almejam viverem um uno desejo de amor. Nem todos terão essa felicidade plena, ora, porque só depende de nós mesmo para vive essa realidade. O ato de estar a namorar não significa, exatamente, felicidade. O amor é a felicidade és um processo de construção viva e só depende de cada um de nós! Muito obrigado por escrever e expor seu belo texto de vida!
    Abraços e beijos!
    Saudações Literárias!

    Att, VB

    Curtir

  15. Amei as belas palavras, ate chorei. Sim chorei porque nada esta perdido e eu ainda acredito no “amor verdadeiro” e luto por ele.
    Parabéns pelas lindas e belas palavras que isso sirva de reflexão a todos. Tudo e possível.

    Curtir

  16. Texto maravilhoso. Veio em um otimo momento. Ja tinha lido ele mais parei na metade agora que fui ler por completo. Espero que na virada da esquina seja ate um policial menos o ladrão kkkk.

    Curtir

  17. Nossa esse texto, veio pra mim na hora certa. Vou refletir bastante sobre isso. Por mais que eu ainda queira meu ex, que nem namoramos, de volta. Mas tenho que entender que é melhor do jeito que esta! Obrigado pelas palavras.

    Curtir

    1. Amor não é machucado!
      Se foi machucado isso é sofrimento!
      Logo sofrimento não é amor!
      O que tem que ser curado é a causa da ferida, o sofrimento o que lhe fez se sentir assim?

      As vezes nos agarramos a um motivo irreal, para não defrontarmos com o que nos incomoda de fato decidir uma mudança.

      Daí vivemos uma eterna lamentação que não vou fazer isso para não sofrer, não vou fazer aquilo para não sofrer… quem não faz nada sofre de inanição!

      Boa mudança para você!

      Curtir

  18. Nossa, de todos os sites que eu ja vi esse foi o primeiro e único em que eu tive todo o prazer do mundo em terminar de ler até a ultima palavra, elas são realmente tocantes e lindas, nos faz refletir sobre realmente o que é viver à dois. Obrigado! Obs: hj vou conversar com meu amorzinho kkk 😘

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: